Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Maternidade Maria Amélia reforça importância da Hora de Ouro

Aleitamento materno

Data Publicação: 05/09/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Objetivo foi reforçar os benefícios físicos e emocionais que a amamentação proporciona para mãe e bebê

A Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro, comemorou o Agosto Dourado com uma série de palestras educativas e de incentivo à amamentação. Voltadas para funcionários e pacientes, as explanações contaram com informações sobre as diversas fases do aleitamento, ressaltando, entre muitos benefícios, o papel da amamentação na formação de vínculo entre mãe e bebê.

"Quando gestantes, existe uma união feita pelo cordão umbilical, mas depois que esta criança vem para os braços, essa união se fortalece ainda mais, através da amamentação", comenta Larissa Ferreira, nutricionista.

As explanações foram realizadas desde os primeiros passos, considerando a Hora de Ouro. É a primeira hora de vida do bebê fora da barriga da mãe, considerado um período importante para o contato pele a pele, que promove benefícios como estabilização da temperatura e fortalecimento de vínculo, além de estimular o início e estabelecimento da amamentação.

"É muito importante participarmos deste processo e não tratarmos como um momento qualquer, fico muito contente em ver a Hora de Ouro acontecer, todos nós somos muito comprometidos com a amamentação", ressalta Ingrid Sampaio, enfermeira obstetra.

Outro ponto abordado durante as orientações foram os malefícios causados pelo uso de bicos artificiais como chupetas e mamadeiras, que pode prejudicar o desenvolvimento das funções orais e da dentição, provocar otite e até impactar nos níveis de inteligência. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, adultos que usaram chupeta na infância apresentaram desempenho 16% menor do que os que não usaram, tendo como hipótese que a criança que utiliza a chupeta é menos solicitante por atenção e, como consequência, passa a ser menos estimulada por seus pais ou pessoas com quem convive.

"A sucção do seio materno favorece o crescimento e fortalece as estruturas orofaciais. Por outro lado, o uso de bicos artificiais vai na contramão do aleitamento materno, pois pode provocar alterações no crescimento e impactar negativamente o desenvolvimento das arcadas dentárias. Por isso, priorizar a amamentação é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê", afirma Patrícia de Paula, fonoaudióloga.

Além de orientar as gestantes e puérperas atendidas na Maternidade e reforçar as informações e protocolos juntos aos funcionários, a ação alcançou também estudantes de técnico em enfermagem que atuam no programa de estágio da unidade.

"Participarmos deste momento em tempo de formação nos ajuda a formar uma mente consciente para ações fundamentais na assistência à saúde. Fico muito feliz", afirma Maria Sousa, estagiária.

A Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e possui uma parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), para a contratação de profissionais.

A SPDM/PAIS é uma Organização Social de Saúde que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde em parceria com a gestão pública, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).




Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

x