Data Publicação: 05/09/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Objetivo foi celebrar e fortalecer a luta, a resistência e a contribuição da mulher negra
Os serviços de saúde da região de Perus, em São Paulo, se mobilizaram para valorizar a mulher negra da América Latina e do Caribe, ressaltando a contribuição histórica, social e cultural dessa população.
Realizado no teatro do CEU Perus, o evento contou com exposições culturais, oficinas de bonecas Abayomi e rodas de conversa sobre os desafios no atendimento em saúde da mulher negra periférica.
"Buscamos promover o fortalecimento da identidade, o autocuidado, o empoderamento e a visibilidade dessas mulheres, além de fomentar espaços de escuta, diálogo e troca de saberes", comenta Keila de Oliveira, gerente do CAPS Infantojuvenil II Perus.
Serviços de autocuidado e promoção da autoestima com trancistas, manicures e maquiadoras também fizeram parte da programação. E quanto à promoção da saúde foram ofertados testes rápidos de de Sífilis e Hepatite e vacinação contra Influenza e Febre Amarela.
"Esse evento reforçou em mim o compromisso ético-político do Serviço Social e da saúde coletiva: lutar por justiça social, combater o racismo estrutural e assegurar que cada usuário seja visto em sua integralidade. A emoção é grande, mas a responsabilidade é ainda maior: seguir em frente, de mãos dadas, construindo caminhos de dignidade e cuidado para todos", ressalta Jaqueline Marques, assistente social do Centro Especializado em Reabilitação Perus II.
Os serviços envolvidos na organização do evento foram, todos de Perus: UBS, CAPS Infantojuvenil e Adulto, Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO), Centro Especializado em Reabilitação II , Centro Educacional Unificado (CEU) e Comunidade Quilombaque.
As unidades de saúde mencionadas são equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).