Cuidando do nosso quintal

Projeto da UBS Vila Prudente visa ao cuidado com corpo, mente e meio ambiente
 
nosso quintal 001
Jardim revitalizado antes da inauguração oficial
 

O ano de 2017 começou diferente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Prudente, uma vez que foi dado início ao projeto Cuidando do Nosso Quintal, elaborado pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis da UBS e por voluntários.
 
nosso quintal 02Crianças e adultos se dedicaram ao novo jardim da UBS

 
Inicialmente foi percebida a necessidade, apresentada pela região na qual o serviço está inserido, de integrar o cuidado com o meio ambiente e a saúde, áreas que estão intimamente ligadas ao bem-estar humano. 

O projeto consiste em encontros mensais nos quais são abordados com a população assuntos diversos relacionados ao tema central: cuidar do seu quintal – que vai além de somente a própria residência. O intuito é que os usuários enxerguem a comunidade na qual estão inseridos como uma extensão de sua casa. Assim, o zelo pelo espaço passa a ser responsabilidade de todos.

Por outro lado, cuidar de seu quintal também remete à importância de não negligenciar o cuidado com a própria saúde e a qualidade de vida.

Os encontros realizados no primeiro semestre contaram com temas diversos, como os benefícios do maracujá, incluindo a divulgação de receitas de chá e de geleia para o incentivo à prática de alimentação saudável; e orientações sobre o plantio de temperos em pequenos espaços.
 
nosso quintal 03
                                                                    Oficina sobre plantio de temperos                                                                 Orientações sobre benefícios do maracujá

 
Explanações sobre os horários para uma alimentação correta também estiveram entre as pautas, além da exibição do filme Muito Além do Peso, seguida de orientações a respeito dos prejuízos causados pelo abuso do sal e do açúcar na alimentação, de entrega de receita de sal de ervas (menos teor de sódio) e de consultas de avaliação de peso e altura. 

Para trabalhar a questão do cuidado com o eu, um dos encontros contou ainda com uma palestra sobre autoconhecimento e, voltadas para a saúde mental e física, foram realizadas sessões de Lian Gong (prática corporal de origem oriental cujo objetivo é prevenir e tratar dores no corpo e restaurar sua movimentação natural).
 
nosso quintal 04
Palestra aborda a importância do autoconhecimento
 

“Esses momentos têm sido muito ricos na troca de saberes e também no desenvolvimento de vínculos afetivos e de cuidado”, afirma Cristiane Caramelo, Gestora Ambiental.

O quinto encontro, realizado em maio, teve um significado todo especial, pois contou com a inauguração do jardim da UBS. A revitalização do espaço foi uma das propostas que constavam no projeto e contou com a parceria do Instituto Bióleo de Desenvolvimento, da Casa Madre Assunta e de doações de voluntários.
 
nosso quintal 05
Jardim após revitalização realizada por profissionais e comunidade
 
 
Os grupos mensais contam com a participação de cerca de 50 a 80 pessoas em média, e o próximo encontro ocorrerá no dia 29 de junho, às 9h, tendo como tema Produtos Ecológicos e Alimentos Funcionais. Deseja participar? Compareça, no dia e no horário citados, ao Auditório da Supervisão Técnica de Saúde de Vila Prudente/Sapopemba (Praça Centenário de Vila Prudente, 108).