Coleta de sangue

CER Leblon promove capacitação voltada para a segurança do paciente e dos profissionais
 
cer lelon sangue 001
Profissionais participam de treinamento
 
Realizar uma hemocultura (coleta de sangue) segura abrange diversos fatores, uma vez que, feito de forma inadequada, o procedimento pode comprometer o resultado do exame, prejudicando todo o diagnóstico.

Diante disso, e com o intuito de reforçar as técnicas que visam à segurança de pacientes e profissionais, a Coordenação de Emergência Regional Professor Nova Monteiro (CER Leblon) realizou um treinamento com o tema "Coleta segura de hemocultura".

Por meio de orientações teóricas e demonstrações práticas, a Enfermeira em Educação da unidade recordou com os participantes o passo a passo para um procedimento seguro. A higienização das mãos, o uso de luvas, a assepsia e escolha do local de punção, além da colocação correta do torniquete (instrumento que pressiona a área que passará pela coleta), foram alguns dos tópicos abordados durante a capacitação.

“Foi feito treinamento com a responsável do laboratório, simulando a coleta de hemocultura, técnicas corretas e materiais necessários para realizar o procedimento. A coletora Cláudia simulou a técnica e fiz as correções. Os participantes foram bastante atenciosos e receptivos. O treinamento foi interessante e produtivo”, descreve Laura Cunha, Médica Infectologista.

A posição correta do paciente para que a punção seja efetiva e a necessidade de orientá-lo a não dobrar o braço nem carregar peso por pelo menos uma hora após a punção também foram temas levantados na ocasião.

Realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o treinamento teve como público-alvo a equipe de Técnicos de Laboratório e duração de duas horas.

A CER Leblon é uma unidade de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.