IV Semana de Enfermagem do HF

Palestra, sessão de filme, oficinas e stand-up comedy compõem programação do evento
 
 
hfenf1
 Exibição do filme Patch Adams – o Amor É Contagioso
 
 
Em maio, quando ocorrem o Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio) e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio), o Hospital Florianópolis promoveu uma série de atividades em homenagem a esses profissionais, que exercem papel fundamental no que diz respeito à assistência ao paciente.
 
hfeng2
 As Enfermeiras Janaína Bottaro, Ana Paula Rocha e Marisa Reinstein recebem homenagem
 
 
Para proporcionar momentos de descontração em meio à agitada rotina da equipe, o HF recebeu o comediante Mané Darci, que levou o público às gargalhadas durante seu show de stand-up comedy.

Um misto de reflexão, comoção e alegria foi o resultado da exibição do filme Patch Adams – o Amor É Contagioso. O longa conta a história de Hunter Adam (representado por Robin Williams), personagem que, após internação voluntária em um hospital psiquiátrico, decide se formar em medicina para ajudar as pessoas. No entanto, o diferente método utilizado pelo residente, tendo como base o bom humor e a humanização, causa estranheza perante os colegas, que eventualmente acabam por constatar sua eficácia.
 
 
hfenf3
Público presente no show de stand-up
 
 
Assunto em alta nos dias de hoje, a utilização das redes sociais também esteve em pauta durante a IV Semana de Enfermagem do HF. Por meio de palestra, Jaçani Prudente, membro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), abordou questões éticas sobre o uso dessas ferramentas, reforçando o cuidado necessário para não expor de forma inadequada a si próprio, aos colegas e aos pacientes.

A programação foi distribuída em três dias de atividades, que contaram ainda com sessões de massagem terapêutica e de maquiagem, a fim de elevar a autoestima das mulheres participantes.

A importância da higienização das mãos foi reforçada por meio de oficina, cujos participantes ganhavam um selo com a frase “Eu lavei minhas mãos antes de tocar em você” para aplicação em uma árvore simbólica.
 
 
heenf4
Árvore simbólica de higienização das mãos
 
Outro momento marcante do evento foram as homenagens prestadas às Enfermeiras Janaína Bottaro, Ana Paula Rocha e Marisa Reinstein, eleitas Destaques 2017 pela Comissão de Ética do HF e pelo Coren/SC.

“A ideia central de realizar essa semana é criar uma forma de incentivar e agradecer aos profissionais da assistência que tanto se doam aos pacientes e mostrar o quanto eles são essenciais à Instituição”, afirma David Molina, Gerente de Enfermagem.