Hospital Amigo da Criança

HRA capacita equipes para qualificar atendimento a mães e bebês

hospital amigo crianca1
Demonstração de como segurar o bebê durante a amamentação

Tendo o título de Hospital Amigo da Criança há quase 15 anos (desde 2003), o Hospital Regional de Araranguá (HRA) realiza um trabalho especial com gestantes, mamães e seus pequenos. O incentivo à amamentação é uma das prioridades do Hospital, que segue os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, preconizados pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem ser amamentados unicamente com o leite da mãe até os 6 meses de idade, e só então devem ser introduzidos outros tipos de alimento – gradativamente.

Com o intuito de reforçar o assunto na unidade, foi realizada uma capacitação com carga de 20 horas voltada para a equipe da Maternidade e do Centro Obstétrico. Conduzido por profissionais do próprio HRA, o treinamento abordou questões diversas sobre a saúde da mãe e do bebê.

Habilidades de comunicação entre profissional e paciente; práticas de parto e de aleitamento; e o mito do “leite fraco” foram alguns dos tópicos abordados durante a capacitação, além de questões relacionadas aos diferentes tipos de mama e de mamilo, e como influenciam a amamentação.

hospital amigo crianca2

 Profissionais reunidos durante a capacitação

A equipe também citou exemplos em que o bebê não pode ser amamentado no peito, como no caso de doenças que são transmitidas através do leite, como o HIV. Nesta situação, a alimentação da criança pode ser realizada mediante a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano ou pode ser oferecido aleitamento artificial com fórmulas apropriadas.

Outro tema que esteve em pauta foi como continuar amamentando após o retorno da licença-maternidade, o que pode ser feito por meio da ordenha e do congelamento do leite, desde que seguidas as orientações de higiene adequadas.

Na ocasião, a equipe realizou a divulgação do Disque-Dúvidas do grupo de apoio do HRA, que fica à disposição 24 horas para tirar dúvidas dos usuários, inclusive gestantes e puérperas.

Cerca de 70 pessoas, entre profissionais da Enfermagem e integrantes do corpo clínico, participaram da capacitação.

 hospital amigo crianca3

Bola utilizada para práticas do parto

 hospital amigo crianca4

Público presente na palestra