Diversão no Aquário de São Paulo

Pai Vila Formosa promove passeio com usuários da melhor idade

diversao aquario1

 Quadros de isolamento, solidão e depressão infelizmente são comuns quando se fala em pessoas da terceira idade. A viuvez, a solteirice ou o abandono por parte de filhos e parentes, além da falsa sensação de inutilidade, são situações características desse público, que precisa de atenção especializada.


O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), voltado para usuários em situação de fragilidade clínica e exclusão, atua em diferentes frentes, desde as visitas para acompanhamento e auxílio nas chamadas atividades de vida diárias até a realização de ações voltadas para a integração social.

A visita ao Aquário de São Paulo foi um desses momentos especiais, promovido para reunir os usuários e estreitar o vínculo entre eles e a equipe. Além de observarem um pouco da beleza de nossa fauna, os participantes se divertiram nas atrações lúdicas que existem no local, como simulador e circuitos temáticos feitos em trilhos, com carrinhos. 

diversao aquario2
Idosos se divertem no passeio temático

Cerca de 12 usuários participaram do passeio, validado pelas Supervisões Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e da SPDM/PAIS, e realizado com o acompanhamento da equipe do PAI Vila Formosa e integrantes da UBS Comendador José Gonzalez, por meio de parceria com o Aquário de São Paulo.

A repercussão foi positiva, tanto pelos profissionais quanto pelos usuários. A sra. Ercília da Silva Correia, de 78 anos, comentou que adorou o passeio e que, graças ao Programa, tem participado de várias atividades, conhecendo diversos lugares. No retorno para casa, sua neta pôde perceber a expressão de alegria da avó por ter ido a um lugar novo, que a própria neta não conhece.

Já a sra. Diva Azevedo dos Santos, de 87 anos, ressaltou que, se não fosse por meio do PAI, não teria condições de adquirir o ingresso do passeio. Além disso, a usuária manifestou o desejo de, quando tiver uma oportunidade, levar seus netos ao Aquário, relatando que ficou encantada com o tubarão e com o passeio do trenzinho na ala dos dinossauros.