Departamentos

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE SUPRIMENTOS

O Departamento de Gestão de Suprimentos consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, consumo, informações), bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos institucionais,  fortalecer seu poder de compra e reduzir  custos de aquisição e administração de bens e serviços.

A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, a redução de custos, tendo em conta as exigências do cliente. 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Institui diretrizes e políticas de informática, analisando as necessidades de aquisição de Software e Hardware e opina tecnicamente nas decisões relacionadas à Tecnologia da Informação. Também é de responsabilidade do Departamento acompanhar e zelar pela segurança e bom funcionamento da Rede de computadores da Instituição, armazenar os bancos de dados corporativos e zelar pelas informações ali contidas, além de analisar e desenvolver ferramentas que atendam aos Departamentos e Setores do Programa de Atenção Integral à Saúde.

CONTROLADORIA

Gerenciamento do Setor Fiscal/Contas a Pagar, Contabilidade, Prestação de Contas, Custos, Patrimônio, tendo como objetivo o controle financeiro detalhado e consolidado dos Convênios e Contratos de Gestão.
  • Setor Fiscal e Contas a Pagar – Organização das questões fiscais e tramitação de todos os processo e pagamentos inerentes aos Convênios e Contratos de Gestão, baseados nas legislações vigentes.
  • Setor de Contabilidade – Contabiliza e escritura todas as transações financeiras, desenvolvidas na execução dos Convênios e Contratos de Gestão, em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais levam em consideração, as disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações – Lei nº 6.404/76, alteradas pelas Leis nºs 11.638/07 e 11.941/09, nas normas estabelecidas pelos órgãos reguladores e nos pronunciamentos, nas orientações e nas interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamento Contábeis – CPC.
  • Elaboração do Balanço Patrimonial e demais Demonstrações Contábeis e Financeiras.
  • Setor Prestação de Contas - Elaboração das Prestações de Contas tendo como base as normas e modelos definidos nos Convênios e Contratos de Gestão.
  • Setor Gestão de Custos – Controle dos Custos e Centros de Custos, elaboração dos Custos dos Serviços, Especialidades e Procedimentos.
  • Setor de Patrimônio -  Controle dos Bens sob Permissão de Uso, bem como, os adquiridos por força dos Convênios e Contratos de Gestão, para posterior incorporação ao patrimônio público.

FINANCEIRO/TESOURARIA

Tem por responsabilidade controlar as diversas contas correntes dos municípios conveniados com a SPDM/PAIS, pois cada convênio possui sua conta específica para depositar os valores referentes aos Planos de Trabalho efetuados mensalmente.  Além disso, o Departamento, entre outras atividades, é responsável por todos os pagamentos inerentes aos convênios e  controle de todas as despesas operacionais para manutenção da administração, como: aluguéis, materiais de escritório, contas de consumo e pequenas despesas.