Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Diversidade

SPDM/PAIS realiza evento sobre atendimento respeitoso

Data Publicação: 05/07/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

O evento educativo, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e SPDM/PAIS, teve como objetivo promover a compreensão dos aspectos relacionados ao acolhimento e atendimento à população LGBTQIAPN+ no SUS, diferenciando questões de sexualidade e gênero e divulgando os direitos deste público.

Acompanhantes Comunitários de Idosos (ACIs), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Promoção Ambiental (APAs) das Unidades Básicas de Saúde da região de Perus, em São Paulo, foram o público-alvo da capacitação, pois estes são os profissionais que, na maioria das vezes, são o primeiro contato do usuário com o serviço de saúde.

Com o nome "Respeito e Diversidade na Saúde " Construindo juntos uma sociedade mais inclusiva", o evento educativo contou com palestra de Carla Baker, bacharel em Direito, fundadora da Associação PLURALIS e ativista pela Diversidade e Direitos Humanos. Foram realizadas explicações sobre questões de sexualidade e gênero, direitos da população LGBTQIAPN+, acolhimento e formas de abordagem aos cidadãos nos serviços públicos e atenção integral no SUS: um olhar ampliado para o cuidado em saúde.

"A realização deste evento no Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ representa mais um passo da parceria entre a SPDM/PAIS e a Supervisão Técnica de Saúde Perus no compromisso pela efetivação dos princípios do SUS de Universalidade, Integralidade e Equidade no cotidiano das UBS", ressalta Mayara Fozzatti Garcia, Especialista em educação em saúde.

A assessora técnica da Supervisão Técnica de Saúde Perus, Débora Santos, também participou do evento, divulgando orientações embasadas na Política Pública de Saúde Integral da População LGBTIA+ do Município de São Paulo no Âmbito da Rede de Atenção à Saúde e no Protocolo para o Cuidado Integral à Saúde de Pessoas Trans, Travestis ou com Vivências de Variabilidade de Gênero no Município de São Paulo. Foi ressaltado, ainda, o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans conforme o Decreto n° 58.228, de 16 de maio de 2018, da Câmara Municipal de Saúde de São Paulo.

"A comunidade LGBTQIAPN+ clama por igualdade e respeito. Devemos garantir seus direitos à saúde, à liberdade e à vida autêntica e segura. O respeito à diversidade é a base para uma sociedade justa e inclusiva", reforça Débora.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) participantes foram Morada do Sol, Recanto dos Humildes, Morro Doce, Vila Caiuba, Jardim Rosinha, AMA/UBS Integrada Parque Anhanguera e o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Perus - todas unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS).

x