Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

.

.

Data Publicação: 02/07/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Evento Comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vila Clara, Americanópolis, Jardim Lourdes, Vila Santa Catarina, Vila Campestre, Cupecê, Vila Canaã, Milton Santos e Parque Imperial promoveram um evento para destacar os impactos das mudanças climáticas na saúde pública e no Sistema Único de Saúde (SUS).

A celebração contou com uma série de atividades interativas:

Chuva de Histórias: Apresentação de fotos e relatos da comunidade, dispostos em móbiles de guarda-chuvas na entrada do evento.

Túnel Sensorial: Experiência imersiva que simula as sensações da transição da Mata Atlântica, destacando a importância dos ecossistemas úmidos.

Telão com Vídeo de Mudanças Climáticas: Exibição de um vídeo informativo sobre os efeitos das mudanças climáticas.

Vídeo de Projetos Locais: Apresentação dos projetos Nutriser (UBS Vila Campestre) e Agentes Transformadores (UBS Vila Clara).

Varal de Potencialidades: Mostra das capacidades e iniciativas locais.

Visitas Domiciliares Ambientais e Jogo dos Resíduos: Atividades práticas de educação ambiental e gestão de resíduos.

O objetivo foi de sensibilizar a comunidade e fortalecer a colaboração entre diversos setores para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

O evento visou ampliar a conscientização sobre a interseção entre saúde e meio ambiente, fortalecer a articulação local e divulgar o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Vila Mariana/Jabaquara tem implementado várias iniciativas para mitigar os impactos das mudanças climáticas na saúde pública. O programa promove atividades educativas, campanhas de conscientização e ações práticas de sustentabilidade nas UBS e na comunidade.

Estas ações incluem a gestão de resíduos, hortas comunitárias, reciclagem e uso racional da água e energia.

Vanessa Leonel Peterka, gestora ambiental do PAVS de Vila Mariana/Jabaquara, destacou a importância da exposição: "Essa exposição tira de dentro das UBS o trabalho que o PAVS realiza, promovendo a dispersão das ações do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis nos bairros".

A iniciativa não só promoveu a sensibilização da comunidade para os desafios ambientais, mas também destacou a importância de um esforço coletivo para a construção de um ambiente mais saudável e sustentável.

Mario Alexandre Antoniette Louro, gerente da UBS Vila Campestre, elogiou o esforço da equipe: "O trabalho foi maravilhoso, vejo o empenho dos nossos profissionais em prestar um serviço de saúde de qualidade para a população aqui do Campestre e do Jabaquara. Parabenizo a todos os envolvidos!"

As UBSs mencionadas são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).