Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Programa Ambientes Verdes e Saudáveis

Região de Mooca/Aricanduva comemora semana do Meio Ambiente

Data Publicação: 21/06/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Atividades lúdicas, exposições e oficina integraram programação temática realizada pelo PAVS em Unidades Básicas de Saúde de São Paulo

Em junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), quando diversos setores da sociedade se mobilizam para reforçar a relação direta entre o meio ambiente e a saúde da população. Em São Paulo, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), comemorou a data com uma semana de atividades temáticas nas Unidades Básicas de Saúde da região de Mooca/Aricanduva.

UBS Vila Guarani

A unidade realizou orientações sobre descarte correto de resíduos, com o apoio de lixeiras educativas sinalizando o que deve ser descartado em cada uma, de acordo com o material (vidro, plástico, orgânico, metal). Também foram repassadas orientações sobre os resíduos gerados pelo serviço de saúde e divulgados os dias e horários das coletas de resíduos domiciliares.

Teve ainda exposição na sala de espera sobre horta em pequenos espaços, a fim de ensinar os usuários da unidade a replicarem o modelo em sua residência, utilizando materiais recicláveis.

UBS Belenzinho

Foi realizada ação de identificação das lixeiras de forma lúdica, com imagens dos itens a serem destinados corretamente em cada uma, a fim de alcançar as crianças que aguardam pelo atendimento na Unidade.

UBS Vila Formosa II

Oficina de artesanato, na qual os usuários confeccionaram uma carteira de crochê utilizando fios residuais. "Essa atividade visa educar sobre a reciclagem de materiais têxteis, demonstrando como o aproveitamento de sobras de fio pode contribuir para a redução de resíduos e promover a sustentabilidade", comenta Keylane Gara, gestora ambiental.

UBS Jardim Iva

A equipe realizou a divulgação dos 5 Rs de um estilo vida sustentável, com orientações sobre a importância de repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Também foram realizadas orientações sobre o descarte incorreto e suas consequências para a saúde da população.

As UBSs mencionadas são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x