Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Destaques dos Simpósios em Fortaleza

Ética e Humanização no Cuidado

Data Publicação: 06/06/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Profissionais de Saúde se Reúnem em Fortaleza para Debater Ética e Compromisso

Em um mês repleto de eventos voltados ao aprimoramento profissional, Fortaleza (CE) foi palco de dois simpósios realizados pela SPDM/PAIS, reforçando a importância da ética, do compromisso e da humanização nos cuidados de saúde.

III Simpósio da Enfermagem: Ética, Compromisso e Humanização no Cuidado da Enfermagem

O III Simpósio da Enfermagem SPDM/PAIS, com o tema "Ética, Compromisso e Humanização no Cuidado da Enfermagem", ocorreu em 22 de maio, no auditório do Centro Universitário Estácio - Campus Parangaba.

O evento, que já se tornou anual, marcou o encerramento da semana de enfermagem, repleto de atividades como palestras, capacitações e momentos de relaxamento para os profissionais.

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, gestores das unidades de saúde geridas pela SPDM/PAIS em Fortaleza, além de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-CE) e da base administrativa, participaram ativamente do simpósio.

Os palestrantes abordaram temas relacionados à ética e ao compromisso na enfermagem. Além de uma ampla discussão para a humanização e a prestação de uma assistência de qualidade e livre de danos.

As unidades convidadas incluíram a Policlínica Dr. Lusmar Veras, Policlínica José Eloy da Costa Filho, Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, Policlínica Dr. João Pompeu Lopes Randal, Hospital da Criança de Fortaleza, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Programa Melhor em Casa e CAPSI.

"Os simpósios não apenas reforçaram o compromisso da SPDM/PAIS com a educação continuada e a valorização dos seus profissionais, mas também destacam a importância da ética, da humanização e do combate ao capacitismo na prestação de serviços de saúde. A troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais é fundamental para a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos à população", disse Gyslane Vasconcelos, especialista em educação.

I Simpósio do Serviço Social SPDM/PAIS: Luta Anticapacitista

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, o I Simpósio do Serviço Social SPDM/PAIS foi realizado no dia 17 de maio, no auditório da Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele.

O evento reuniu assistentes sociais das unidades geridas pela SPDM/PAIS em Fortaleza para discutir a temática "A nossa luta é anticapacitista", adotada pelo Conselho Nacional de Assistentes Sociais.

A programação contou com palestras sobre "O Modelo Biopsicossocial da Deficiência na Luta Anticapitalista", ministrada por Marcos Rodrigues, representante do grupo anticapitalista do CRESS-CE e assistente social Gabriela Holanda Vieira que abordou o tema "O Capacitismo no Cotidiano Profissional: Um Diálogo Necessário".

"Esses momentos foram extremamente enriquecedores, proporcionando uma valiosa troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais", disse Maria Vasconcelos, especialista em Educação, base administrativa de Fortaleza", disse Maria de Fátima Monte, assistente social da Policlínica do Jangurussu.

A SPDM/PAIS atualmente gerencia 359 unidades, presentes nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x