Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Combate ao mosquito

SPDM/PAIS e Prefeitura de São Paulo intensificam ações de prevenção e combate à dengue

Data Publicação: 30/04/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Até abril, mais de 64 mil testes rápidos para diagnóstico da doença foram aplicados nas unidades gerenciadas

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, tem redobrado os esforços para combater a dengue.

Nas mais de 100 Unidades de Saúde, entre UPAs, AMAs e UBSs, gerenciadas pela instituição na capital paulista, foram realizados até o dia 24 de abril, mais de 64 mil testes rápidos para diagnóstico da doença, o que contribuiu para diagnóstico precoce e tratamento adequado à população.

Além disso, as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Promoção Ambiental (APAs) estão em ação, visitando residências para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, ampliando assim a proteção em toda a área de abrangência das UBSs.

Como parte das medidas preventivas, a Prefeitura de São Paulo implementou a estratégia de horário ampliado em 3 horas nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), estendendo o atendimento até às 22h.

"Foi uma iniciativa da gestão pública que abraçamos nas AMAs que gerenciamos, com o claro intuito de oferecer mais acesso aos serviços de saúde, aumentando as ações de combate à doença", destacou a gerente de Planejamento e Informação em Saúde da SPDM/PAIS, Sônia Maria de Almeida Figueira.

- Caça aos focos da dengue

Em resposta ao aumento de casos positivos entre os indígenas atendidos pela UBS Kwaray Djekupe (Aldeia Jaraguá), o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) promoveu, no dia 17 de abril, uma ação de promoção à saúde e educação ambiental com os alunos da Escola Estadual Djekupe.

Com o apoio dos APAs do território de Pirituba, a atividade envolveu uma gincana de caça aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, proporcionando um momento lúdico para sensibilizar as crianças e professores sobre a importância do combate aos focos do mosquito e a relação entre meio ambiente e saúde.

A SPDM/PAIS e a Prefeitura de São Paulo seguem atuando em conjunto para proteger a população contra a dengue e convocam toda a comunidade a se engajar nas medidas preventivas, colaborando para um ambiente mais saudável e livre do mosquito.

x