Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Inclusão e Acessibilidade

Equipe APD do CER Sapopemba leva pacientes para exposição do Chaves

Data Publicação: 25/04/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Objetivo foi garantir acesso a inclusão cultural e questões de mobilidade

A equipe da estratégia Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Sapopemba, em São Paulo, realizou um passeio externo com os usuários atendidos pela unidade e seus responsáveis. A atividade consistiu em visitar a exposição do Chaves, que ocorreu no Museu da Imagem e Som (MIS).

A iniciativa visou promover a inclusão cultural e o reconhecimento de espaços públicos, além de proporcionar um treinamento de mobilidade para os pacientes na utilização de transporte público auxiliando na identificação/interpretação da sinalização visual como: placas, compreender as regras de segurança, como não ultrapassar a faixa amarela da plataforma, localizar os assentos preferenciais, estimular a comunicação ao pedir informações para os profissionais identificados, dentre outras práticas necessárias para o ir e vir, utilizando quer seja o metrô, ônibus ou monotrilho.

A atividade contou com o apoio da Guarda da CPTM e do Metrô, devido à quantidade de usuários frequentando o transporte, o que garantiu o acesso adequado, com orientações ao grupo sobre a utilização segura das diversas modalidades de transporte público coletivo.

Maria Emanuely Dias Silveira Faniou, psicóloga da equipe APD Sapopemba, ressaltou a importância da presença dos acompanhantes da pessoa com deficiência para diminuir barreiras e auxiliar nas questões de mobilidade. "Para muitos usuários, essa foi a primeira experiência em eventos culturais utilizando o metrô, sendo necessário lidar com situações de ansiedade e dúvidas, que foram superadas com o apoio da equipe".

O CER Sapopemba é uma unidade de saúde gerenciada pela SPDM/PAIS, uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do país, que realiza atualmente a gestão de 359 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x