Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

SAÚDE DA CRIANÇA E DA GESTANTE

Hospital Amparo Maternal e Casa do Parto de Sapopemba conquistam Selo Ouro Sinasc 2023

Data Publicação: 23/04/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Selo reconhece a qualidade do fornecimento das informações sobre recém-nascidos.

O Hospital Amparo Maternal (HAM) e a Casa do Parto de Sapopemba, unidades gerenciadas pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS), conquistaram o Selo Ouro 2023 do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC).

O selo é concedido anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de São Paulo às unidades de saúde que realizam partos, em reconhecimento a pontualidade e qualidade no fornecimento de dados sobre os bebês que nascem na capital paulista, por meio de preenchimento da Declaração de Nascido Vivo (DNV).

Além de ser um documento obrigatório em todo o País para a emissão da certidão de nascimento pelos Cartórios, a DNV gera informações como dados epidemiológicos, que ajudam a compreender as tendências de natalidade, identificar áreas de risco e direcionar recursos relacionadas à saúde da mulher e da criança de forma mais eficaz.

Das 57 unidades premiadas em 2023, 53 receberam o Selo Ouro e 4 o Selo Prata, em lista divulgada este ano.

* Hospital Amparo Maternal

Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Amparo Maternal, unidade que tem como missão acolher as gestantes, seus bebês e as famílias de forma integral e humanizada, desde 2010 já foi contemplado com 14 selos, sendo 10 de ouro e 4 de prata.

"Este selo atesta e reconhece a qualidade do serviço do hospital e nos incentiva para que a melhoria seja contínua, além de que, reflete diretamente o nosso compromisso com a excelência no serviço prestado às gestantes, seus bebês e familiares", comemora a diretora do HAM, Fernanda Cássia Ferrari Lance.

Desde que a SPDM/PAIS assumiu a gestão do hospital, em fevereiro de 2021, foram realizados um total de 46.529 atendimentos e 15.649 partos. Somente em 2023, a unidade realizou 28.570 consultas (entre atendimentos médicos de urgência e de profissionais de nível superior) e 4.253 partos.

* Casa do Parto de Sapopemba

Sendo a primeira casa de parto pública do Brasil, a unidade, que funciona desde 1998 com a missão de prestar assistência ao parto humanizado para as gestantes de baixo risco, acumula um total de 15 selos, todos de Ouro.

Desde que a SPDM/PAIS assumiu a gestão do hospital, em 2002, até dezembro de 2023, a Casa do Parto já realizou 5.044 partos. Somente em 2023, foram contabilizadas 3.960 consultas e 181 partos.

"Não estamos apenas cumprindo uma obrigação legal, mas também contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar da população", finalizou a gerente da Casa do Parto de Sapopemba, Fernanda Ribeiro Viviani.

O hospital e a casa pertencem à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo e são gerenciados pela SPDM/PAIS, uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que atualmente faz a gestão de 359 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x